Torre de Transmissão com Fundação de Concreto
As fundações são elementos que, uma vez construídos, suscitam sempre dúvidas sobre a sua integridade estrutural, uma vez que ficam inacessíveis não sendo possível a sua inspeção e, portanto, não sendo fácil proceder à sua reparação onde exibam defeitos.
A evolução da tecnologia associada aos vários tipos de ensaio atualmente disponíveis no mercado para avaliação da integridade das estacas de concreto converteram-se em ferramentas verdadeiramente indispensáveis no controle da qualidade daqueles elementos.
A avaliação do estado físico de uma estaca, a secção transversal e o comprimento, tornam-se um desafio. A simples escavação do terreno em redor de uma fundação para se efetuar a inspeção por observação direta é muito limitativa pela pequena profundidade que se consegue alcançar, possibilitando apenas o exame superficial do corpo da estaca.
A IBNDT disponibiliza a tecnologia PILE TEST, o ensaio consiste na aplicação de uma pancada axial na cabeça da estaca com um martelo de mão munido de um transdutor de força. A resposta é medida em simultâneo com o sensor de velocidade. Força e velocidade são digitalmente processadas e podem ser instantaneamente convertidos em frequência obtendo-se um arquivo para análise. São detectadas as frequências elevadas e as harmônicas de ressonância da estaca, enquanto que as baixas frequências a resposta são geralmente lineares permitindo a medição da rigidez dinâmica da cabeça da estaca. Esta tecnologia nos permite fazer 200 testes por dia.
O ensaio permite a obtenção de três parâmetros:
- Comprimento da estaca - calculado através da distância entre os picos de ressonância produzidos pelo pé da estaca ou por irregularidades ao longo do fuste;
- Rigidez dinâmica da cabeça da estaca - é medida a baixas frequências, e proporcional ao declive inicial da curva;
- Mobilidade (inverso da impedância) – a densidade do betão ou, inversamente, a área da secção transversal da estaca (se a resistência do betão for conhecida) pode ser calculada através da mobilidade N, da altura principal da ressonância da curva;
É um método para a avaliação da integridade de estacas de concreto armado ou pré-fabricadas, a análise de resultados ocorre no próprio local da obra e permite confirmar o comprimento da fundação e a profundidade a que ocorrem eventuais defeitos.
O software permite analisar as variações da secção da estaca, simular a influência das condições geotécnicas na verificação dos fustes e efetuar a previsão dos resultados antes da construção.
Consulte nosso setor comercial para maiores informações.
Download informações Torre de Transmissão com Fundação de Concreto
IBNDT_FUNDACAO_CONCRETO_2018.pdf - (1331720 bytes)Inserido em 21/01/2021 Download