Sistema Integrado de Inspeções em Dutos Enterrados

A etapa de transporte do fluido na indústria é de extrema importância para o processo. Em muitas situações este transporte se dá por meio de dutos ou tubulações enterradas. Estes sistemas são os mais críticos para a equipe de inspeção responsável pelo controle de integridade e manutenção deste ativo, pois as práticas de inspeção atuais são pontuais e necessitam de escavações para acesso ao duto ou tubulação.

A IB-NDT desenvolveu a integração de conjunto de ensaios não destrutivos em programa de inspeção integrado denominado SIIDE™ - Sistema Integrado de inspeção em dutos enterrados.

O Sistema Integrado de inspeção em dutos enterrados (SIIDE™) trata-se da aplicação de conjunto de técnicas de inspeção não intrusivas com objetivo de auxiliar as ações de manutenção para reabilitação de tubulações ou dutos enterrados, utilizando como referência as recomendações da ANSI/NACE SP0502-2010 - Standard Practice - Pipeline External Corrosion Direct Assessment Methodology. As práticas tradicionais de inspeção em sistemas de tubulações enterrados são bastante limitadas em função da necessidade de acesso a tubulação através de escavações ou uso de ferramentas custosas como PIG (quando viável). A aplicação do SIIDE™ permite quantificar os danos existentes tanto no metal quanto no revestimento, desta forma, a tomada de ações para reabilitação são realizadas com custo operacional inferior comparado com as práticas tradicionais de inspeção.

A abaixo ilustra os ensaios que são realizados para aplicação do SIIDE™

O uso integrado destes ensaios permite eliminar os resultados conflitantes e dúbios, acrescentando grande confiabilidade no relatório final.

 

 

Download informações Sistema Integrado de Inspeções em Dutos Enterrados

IBNDT_SIIDE_2017.pdf - (1623021 bytes)
Inserido em 15/04/2018
Download