Inspeção em Tubulações

Com a revisão da NR-13 realizada pela Portaria n˚ 594 de 28/04/2016, tornou-se compulsório a adequação de sistemas de tubulações interligados a caldeiras ou vasos de pressão, que contenham fluidos de classe A ou B conforme item 13.5.1.2, alínea “a” da NR-13.

1. Todo estabelecimento que possua tubulações enquadradas deve ter a seguinte documentação para atendimento pleno da NR-13:

2. Especificações aplicáveis às tubulações ou sistemas, necessárias ao planejamento e execução da sua inspeção (Prazo para implantação até 28/04/2015);

3. As empresas que possuem tubulações e sistemas de tubulações enquadradas nesta NR devem possuir um programa e um plano de inspeção que considere as variáveis de processo. (Prazo para implantação até 28/04/2015);

4. Fluxograma de engenharia com a identificação da linha e seus acessórios; 

6. PAR em conformidade com os itens 13.3.6 e 13.3.7; 

7. Relatórios de inspeção em conformidade com o item 13.6.3.9. (Prazo para implantação até 28/04/2016);

8. As tubulações e sistemas de tubulação devem ser identificáveis segundo padronização formalmente instituída pelo estabelecimento, e sinalizadas conforme a NR-26 (Prazo para implantação até 28/04/2015);

A IBNDT desenvolveu uma metodologia de inspeção e montagem de toda documentação legal priorizando a segurança operacional do equipamento, ou seja, sua integridade.
Ofertamos um conjunto de ensaios não destrutivos com custo de aplicação reduzido, pois não necessita a retirada de tinta, minimiza a retirada de isolamentos técnicos e evita a necessidade de parada da tubulação. Este escopo permite adoção de práticas de Engenharia focadas em respostas rápidas, ações de manutenção e redução de custos durante o processo de adequação. 
Podemos ofertar ao cliente a contratação “turnkey”, pois dominamos todas as fases deste processo.


ANÁLISE DE RISCO PARA ESPECIFICAÇÃO DE DISPOSITIVO DE SEGURANÇA 


O atendimento ao item 13.6.2 alínea “a” é obrigatório para todo o vaso de pressão, porém a instalação de dispositivos de segurança sem análise prévia pode acarretar em problemas muito maiores que o atual. A IB-NDT elaborada essa especificação identificando a necessidade de instalação do dispositivo de segurança, o local de instalação, otimização para proteção de mais equipamentos, atendimento aos requisitos de processo onde o equipamento está instalado e as condições de emergência ou manutenção que o equipamento está submetido. Todos estes requisitos devem ser especificados por equipe multidisciplinar, softwares para auxílio nos cálculos de área de orifício e ferramentas de análise de riscos consagradas.
 

Download informações Inspeção em Tubulações

IBNDT_NR-13_TUBULACAO_2017.pdf - (1672837 bytes)
Inserido em 21/01/2021
Download