Dureza Portátil

 

A dureza é uma propriedade mecânica largamente utilizada em avaliaçoes de integridades estrutural de equipamentos expostos a alta temperatura como: Caldeiras, Fornos, Vasos de Pressão, Tubulações etc. Também usada como parâmetro de controle em procedimentos de soldagem, especificação e comparação de materiais. 

No controle de juntas soldadas os valores de dureza obitidos nas regiões de  metal de base, zona témicamente afetada pelo calor (ZTA) e zona fundida, são parâmetros definidos nos diplomas técnicos utilizados para elaboração da EPS (Especificação do procedimento de soldagem) e devem ser controlados. Quando esses limites são ultrapassados, significa que houve perda de ductilidade e que a junta soldada pode estar comprometida.

Já no controle de integri  dade de equipamentos expostos a temperatura mensurar a dureza permite a extrapolação da perda de resistência mecânica do aço, com isso, um parâmetro a ser avaliado em conjunto com a micro estrutura do material.

Os métodos mais utilizados no ramo da metalurgia e mecânica para determinação de dureza são Brinell, Rockwell e Vickers.

Medir dureza é um excelente parâmetro de controle, com isso, utilizar equipamentos portateis permitem mensurar rapidamente, de forma não destrutiva e com amostragem superior comparada as técnicas convencionais.

A IB-NDT possuí procedimento e equipamentos nos métodos de UCI (Ultrasonic Contact Impedance/ impedância de contato ultrassônico) e Ensaio de Dureza Por Rebote Dinâmico que possibilitam o atendimento aos mais váriados tipos de geometria, configurações e escala necessárias ao serviços de integridade ou controle de qualidade de juntas soldadas.