Phased Array Automatizado

Os equipamentos de ultrassom convencionais (tipo A-scan) trabalham com transdutores de elemento único que usam cristal piezoelétrico para gerar e receber as ondas sonoras, transdutores de elemento duplo com transmissão separada e recepção de cristais, e sistemas de transmissão direta que usam um par de transdutores de elemento único em duas unidades.

Um sistema Phased Array, normalmente, está baseado em um transdutor ultrassônico especializado que possui muitos elementos individuais (de 16 a 256) que podem ser pulsados separadamente em um padrão programado. Estes transdutores podem ser utilizados com vários tipos de calços, no modo de contato ou em teste por imersão. Seu formato pode ser quadrado, retangular ou redondo, e as frequências de teste estão geralmente entre 1 e 10 MHz.

O termo “ Array” refere-se a forma construtiva do trandutor que contém uma quantidade de elementos separados em uma única estrutura. Já o termo “Phased” refere-se ao modo como estes elementos são pulsados sequencialmente.

Como esta tecnologia é possível formatar e direcionar o feixe eletrônico, sendo possível a geração vários tipos perfis de feixes ultrassônicos diferentes em um único conjunto de sonda, e a direção deste feixe pode ser programado dinamicamente para criar varreduras eletrônicas.

As vantagens da tecnologia de Phased Array em relação ao ultrassom convencional está relacionada a  capacidade de usar vários elementos para direcionar, focar e analisar feixes com um único conjunto de transdutor. A direção do feixe, comumente referida como análise setorial, pode ser utilizada para mapeamento de componentes com ângulos apropriados, facilitando a inspeção de componentes com geometrias complexas, visto que, a pequena superfície do transdutor e o recurso de varrer o feixe sem a necessidade de se mover a sonda também auxilia na inspeção de tais componentes em situações onde o acesso para verificação mecânica é limitado. O rastreamento setorial também é usado para inspecionar solda. O recurso de testar soldas em vários ângulos com apenas uma sonda aumenta muito a probabilidade de detecção de anomalias. O foco eletrônico permite otimizar o tamanho e a forma do feixe no local esperado do defeito, assim como um aumento na probabilidade de detecção. A capacidade de focar várias profundidades também melhora a capacidade de dimensionamento de defeitos críticos em inspeções volumétricas. O foco pode aumentar significativamente a relação de sinal-ruído em aplicações exigentes, e o rastreamento eletrônico multigrupo de elementos permite a criação rápida de imagens de C-scan.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Fruto de mais de 10 anos de liderança comprovada em plataformas modulares para ensaio não destrutivo, o OmniScan MX é o instrumento modular portátil mais bem-sucedido da Olympus até os dias de hoje, com milhares de unidades em uso ao redor de todo mundo.

Download informações Phased Array Automatizado

IBNDT_FHASED_ARRAY_2017.pdf - (1269494 bytes)
Inserido em 21/01/2021
Download