PCM + AFRAME

Método não intrusivo (não necessita escavar) para identificar e classificar falhas em revestimentos externos de tubulações enterradas.

O PRINCIPIO DA TÉCNICA

O método da IB-NDT para inspeção em revestimento de tubulações enterradas combina técnicas de localização de tubulações metálicas enterradas e de avaliação do revestimento anticorrosivo de dutos por meio de uso de campos eletromagnéticos. Nosso sistema de inspeção utiliza uma corrente PCM, cujo comportamento é similar à corrente de proteção catódica, mas detectada a partir da superfície. Realizando o mapeamento desta corrente PCM, por meio de leituras em intervalos regulares, o que permite obter a distribuição da corrente ao longo da tubulação e identificar os pontos de consumo desta corrente, que podem ser ocasionados por defeitos no revestimento. A utilização em conjunto com o +A FRAME permite localizar com precisão de 50cm a falha no revestimento.

Nosso sistema de inspeção utiliza as mais recentes técnicas de posicionamento e de processamento de sinais para traçar o gradiente atual da baixa frequência (3 Hz ou 4 Hz) de perfil atual. Os níveis de atenuação de corrente, expressos em dB/m, são classificados de acordo com as normas da NACE International Institute, permitindo a classificação do dano no revestimento e a priorização das ações de manutenção. A comparação dos resultados entre inspeções também permite uma avaliação da vida útil e planejamento das próximas inspeções.

GEOLOCALIZAÇÃO DE TUBULAÇÕES ENTERRADAS

Como todos os localizadores eletromagnéticos nosso Sistema de Geoposicionamento de Dutos e Tubulações enterradas fornecem a profundidade e o encaminhamento com base em sinais eletromagnéticos que se irradiam a partir do tubo enterrado. Nosso diferencial é o sistema composto de emissor e receptor de corrente que permite uma margem e erro de 5 à 10% no valor da profundidade. O equipamento permite localizar com margem de erro de 25cm a geratriz superior da tubulação.

A utilização deste conjunto de pulso e procedimentos operacionais específicos permitem identificar com 100% de assertividade os dutos e tubulações enterradas, mesmo sob cruzamento com outras tubulações.

A realização de sondagens eletromagnéticas de alta precisão, permite também a geoposicionamento dos pontos de interferência ao longo da faixa de dutos e adjacências.

Os dados são plotados “in situ” através de marcadores e são geradas coordenadas para plotagem em mapas complexos ou Google Earth.

Download informações PCM + AFRAME

IBNDT_SIIDE_2017.pdf - (1623021 bytes)
Inserido em 21/01/2021
Download