Escaneamento de Correias Transportadoras
O escâner eletromagnético é instrumento desenhado para realizar testes não destrutivos, detectando fios rompidos ou corroídos na alma metálica e também danos nas emendas. Esta propriedade permite examinar uma ampla gama de correia transportadora de deferentes larguras e por diversos lados.
O PRINCÍPIO FÍSICO
O princípio físico do equipamento é de corrente induzida (CI). A bobina do transdutor de CI atua sobre os cabos da malha da correia, medindo o campo magnético e a corrente de fuga. Desta forma os sensores identificam e registram as falhas localizadas (LF) e perdas de seção metálica (LMA%).
O SISTEMA DE INSPEÇÃO
A inspeção não requer uma preparação especial da correia transportadora. O Scanner é rápido e de fácil instalação sobre a correia , não necessita de contato físico, podendo ser utilizado durante a operação normal da correia. As inspeções se realizam com a correia em movimento durante o processo de transporte, sob seu regime normal de trabalho. Esta inspeção permite a identificação de regiões onde certamente aconteceram quebras ou cortes na banda de borracha, pois detecta precocemente os fios rompidos ou com abrasão.
O instrumento é composto de um scanner e um coletor de dados portátil. O scanner têm um desenho modular que permite uma fácil adaptação as correias transportadoras. Existem scanners de diferentes tamanhos para facilitar o ajuste a diversas correias transportadoras.
O coletor de dados é conectado ao scanner e alimentado por baterias recarregáveis. Possui memória interna que armazenam os dados para seu posterior download em um computador. O coletor de dados conta com uma tela digital luminosa que mostra as informações das medições efetuadas durante o ensaio.
O software foi especialmente desenvolvido para processar e analisar os dados dos ensaios, possibilitando um detalhado relatório de ensaio.
Download informações Escaneamento de Correias Transportadoras
IBNDT_CORREIAS_TRANSPORTADORAS_2017.pdf - (1511754 bytes)Inserido em 21/01/2021 Download