Taxa de Corrosão Instantânea em estruturas enterradas
A medição da taxa de corrosão através da curva de polarização linear faz parte da linha de ensaios não destrutivos especiais da IB-NT. Este ensaio permite classificar a corrosão atuante em estruturas enterradas sem a necessidade de escavação. Inicialmente aplicado a estruturas de torres metálicas com fundação tipo grelha a IB-NDT tem aplicado com sucesso na medição de tubulações e demais estruturas enterradas.
O ENSAIO
O processo de corrosão do aço no solo consiste na perda de elétrons do metal (anodo) para o meio (solo/ar) (catodo) e funciona basicamente como uma bateria. A corrente de corrosão na superfície do objeto testado pode ser medida como um campo elétrico comparado com um eletrodo de potencial definido, no caso a "meia-célula". A "meia-célula" é um eletrodo de cobre reagente em solução dissolvida de sulfeto de cobre que é conectada a "outra meia-célula", nesse caso o objeto de metal inspecionado, através de condutores elétricos dispersos no solo.
Com o emprego da Meia-célula do sistema MTCES™ é possível medir o potencial de corrosão livre da estrutura.
A partir do o potencial de corrosão livre da estrutura são emitidas correntes de amperagem conhecidas e medidas as variações de potencial
Os dados quando plotados no gráfico que em dado intervalo tende a ser linear. De acordo com a inclinação da curva pode-se chegar Taxa de Corrosão atuante na estrutura.
Como resultado da inspeção é classificado o processo de corrosão permitndo a priorização das escavações.
Download informações Taxa de Corrosão Instantânea em estruturas enterradas
IBNDT_FUNDACAO_METALICA_2018.pdf - (2660279 bytes)Inserido em 21/01/2021 Download